top of page
  • Writer's pictureLuiza Rocha

Pioneirismo de Mulheres na Circularidade



Não é de hoje que as mulheres fazem história; e com certeza fazem dela melhor! Sabemos também que o mundo precisa encontrar maneiras de ser mais circular e precisamos compreender como faze-lo rapidamente.

Neste âmbito, a sustentabilidade é um tema que vem ganhando cada vez mais importância. Trata-se de um conceito que se baseia na ideia de que é possível utilizar os recursos naturais de forma responsável, sem comprometer o futuros do nosso planeta e das próximas gerações. Em outras palavras, a sustentabilidade busca conciliar o desenvolvimento econômico, social e ambiental parar um futuro melhor. ♻️🌍


Neste post, vamos explorar mais sobre o tema e celebrar duas mulheres que tem melhorado a história circular e, por consequência, o nosso planeta 🫶


A primeira a ser apresentada é a ex-skatista e velejadora britânica Ellen MacArthur, que se tornou famosa por suas conquistas no mundo da vela de longa distância. ⛵️

Em 2005, ela estabeleceu o recorde mundial de volta ao mundo mais rápido em solitário, fazendo dela a mulher mais rápida a completar a viagem. A mesma conquista lhe rendeu o título de dama do império britânico pelo serviço prestado ao esporte, além de ter sido nomeada Embaixadora da Boa Vontade da ONU para o Meio Ambiente.

Desde sua aposentadoria como velejadora em 2010, Ellen tem se dedicado a questões ambientais e é fundadora da Fundação Ellen MacArthur, que promove a economia circular regenerativa e sustentabilidade. Sua fundação trabalha em conjunto com empresas, governos e instituições acadêmicas para promover a economia circular e transformar a indústria global em um sistema mais sustentável.

Para conheceres a fundação podes acessar o link:




💰 Kate Raworth, nossa segunda homenageada, é uma economista, também britânica, que trabalha como investigadora sênior da Universidade de Oxford e é conhecida por seu trabalho em economia ecológica, economia feminista e desenvolvimento sustentável. Ela é uma crítica da economia convencional, argumentando que ela falhou em lidar com as desigualdades sociais e ambientais, e propõe uma nova abordagem que coloca o bem-estar humano e a saúde do planeta no centro da análise econômica.


Autora do livro "Doughnut Economics: Seven Ways to Think Like a 21st-Century Economist" (Economia Donut: Sete Maneiras de Pensar Como um Economista do Século XXI, em tradução livre) que foi publicado em abril de 2017. Desde então, tem sido amplamente lido e discutido como uma nova abordagem para a economia que busca equilibrar as necessidades humanas básicas com os limites planetários evitando tanto a escassez quanto o excesso. A ideia é que, assim como uma rosquinha (ou donut), a economia deve ser desenvolvida dentro de uma "zona segura" que atenda às necessidades humanas básicas sem ultrapassar os limites planetários. Seu livro tem sido elogiado por muitos como uma contribuição significativa para a economia sustentável e justa.


Podes ouvi-la nestes TedX:



17 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page